sábado, 12 de março de 2011

Mulher: uma reflexão para o se dia


Mulheres na bíblia, quem são elas?

São Marias, Martas, Anas, Priscilas, Rutes, Ester. São mães, esposas, irmãs e também fiéis a palavra de deus, embora em diferentes contextos.

As mulheres paulinas, por exemplo, viviam sob domínio romano e sob a cultura grega. O que diferencia as mulheres gregas das romanas? Quase nada, pois ambas viviam submissas aos pais ou aos maridos. A grega vivia trancada em sua casa e a romana ainda podia acompanhar seu marido em algumas solenidades.

A casa compreendia o espaço da mulher, filhos e filhas, escravos e escravas e todos deviam seguir a religião do marido, com o culto aos antepassados. Ao marido cabia a função de: chefe religioso, proprietário e juiz de todos da casa.

A princípio a religião era doméstica, um não cultuava os antepassados do outro, a não ser o caso da mulher que se desligava de sua família para servir a casa do seu marido. Havia também os deuses da cidade, mas cada cidade tinha seu deus e não era permitido cultuar o deus ou deusa de outra cidade. Só com o surgimento do cristianismo que outras nacionalidades passaram a cutuar um mesmo Deus, embora com muitos conflitos.

As mulheres paulinas com exceção conseguiram de certa forma burlar as normas e sobressaírem em sua missão. Paulo citou em suas cartas nome de várias mulheres que o ajudave a edificar a nova religião. Religião a qual estava arrebanhando muitas pessoas: pobres, ricas, escravos, escravas, casados e solteiros. Disse Paulo: "não há mais diferença entre judeus e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos são um em Cristo" (Gl 3, 28). A nossa igreja nasceu então nas casas, local de permanência das mulheres, local da celebração da palavra, de encontro e partilha, local de decisão.

E então, nos perguntamos onde estão as mulheres paulinas e deutero-paulinas? Se por um período elas sobressaíram o que aconteceu que elas foram silenciadas?

Onde estão Priscila, Teca, Trifosa, Trifena, Febe? Onde estão as diaconas, as colaborados, as apostolas citadas por Paulo em Romanos 16?

Se fizermos um retrocesso na história podemos repetir a pergunta de outro modo: quantas mulheres foram silenciadas ao longo dos tempos orquestrados pela má interpretação da citação de Paulo "que as mulheres deveriam ser submissas aos maridos"? (Cl 3, 18; Ef 5, 22)

E não dizemos só silenciadas no sentido de não falar em público, mas de serem assassinadas por aedrejamento ou queimadas na fogueira. O que a igreja institucional fez e continua fazendo com e por suas mulheres?


Sandra Regina Pereira

Cebi - Centro de Estudos Bíblicos - Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário