sábado, 12 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


Tema: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto".

"A Campanha da Fraternidade de 2011, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivemos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos", disse dom Dimas.
"Quando amamos, cuidamos e quando cuidamos amamos"(Boff), esta frase nos ajuda a refretir sobre a necessidade de sermos seres cuidantes, poic do ponto de vista ético, o cuidado é aquela condição prévia que permite o eclodir da inteligência e da amorosidade. O cuidado torna-se um sentido que se concretiza em preocupação, desvelo e solicitude pelo outro, pela humanidade, pelo planeta. Ele se traduz nem ato de respeito e compreensão pela liberdade e pelo espaço do outro. O cuidado possui um sentido ético e ecológico, pois sem esta atitude, nada que é vivo, sobrevive. O cuidado é a força maior que se opõe à lei suprema da entropia, o desgaste natural de todas as coisas até sua morte térmica, pois tudo o que cuidamos dura muito mais. Portanto, falar em cuidado com a pessoa humana é falar de humanidades, de vidas, o nosso bem maior.

E o material da CF2011 conta com um livro dedicado, especialmente, à juventude. Com encontrso que nos ajudam a refletir e discutir este tema tão importante em nosso grupos de jovens.
"Ah, juventude rosto do mundo.
teu dinamismo logo encanta quem te vê..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário