domingo, 13 de março de 2011

CLARO 3 em Canaã


A 1ª etapa do CLARO 3 acontecerá na cidade de Canaã, na forania de Viçosa. Foi com muita alegria que o conselho paroquial da cidade junto com pe. Afrânio acolheram o encontro que acontecerá entre os dias 27 a 29 de maio. No fim de fevereiro, a equipe da forania de Viçosa esteve em Canaã para conversar com o pe. Afrânio sobre a possibilidade do evento de ocorrer naquela cidade, na ocasião ele ficou muito feliz de saber que poderia acolher os jovens na "terra prometida" mas a proposta deveria ser levada ao conselho paroquial, que também recebeu com gosto, pois na cidade há muitos jovens que poderiam se sentir motivados ao verem os jovens reunidos ali e além disso, os dois novos grupos que estão iniciando na paróquia poderiam aproveitar muito também desse momento de formação.



Mas fiquem atentos aos que querem particpar do curso as inscrições vão até o dia 31 de março, enviem a ficha de inscrição para os seus representantes foraneos e venha participar conosco.



"Se é pra ir pra luta, eu vou. Se é pra está presente, eu tô..."

sábado, 12 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


Tema: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto".

"A Campanha da Fraternidade de 2011, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivemos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos", disse dom Dimas.
"Quando amamos, cuidamos e quando cuidamos amamos"(Boff), esta frase nos ajuda a refretir sobre a necessidade de sermos seres cuidantes, poic do ponto de vista ético, o cuidado é aquela condição prévia que permite o eclodir da inteligência e da amorosidade. O cuidado torna-se um sentido que se concretiza em preocupação, desvelo e solicitude pelo outro, pela humanidade, pelo planeta. Ele se traduz nem ato de respeito e compreensão pela liberdade e pelo espaço do outro. O cuidado possui um sentido ético e ecológico, pois sem esta atitude, nada que é vivo, sobrevive. O cuidado é a força maior que se opõe à lei suprema da entropia, o desgaste natural de todas as coisas até sua morte térmica, pois tudo o que cuidamos dura muito mais. Portanto, falar em cuidado com a pessoa humana é falar de humanidades, de vidas, o nosso bem maior.

E o material da CF2011 conta com um livro dedicado, especialmente, à juventude. Com encontrso que nos ajudam a refletir e discutir este tema tão importante em nosso grupos de jovens.
"Ah, juventude rosto do mundo.
teu dinamismo logo encanta quem te vê..."

Dinâmica - Espelho

Participantes: 10 a 20 pessoas
Tempo estimado: 30 minutos
Descrição: O coordenador motiva o grupo: "Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade...com quem estabeleceu íntima comunhão...que merece todo seu cuidade, com quem está sintonizado permanentemente...Entre em contato com esta pessoa, com os motivos qua a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..."Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "...Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".
Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais.
Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.

Mulher: uma reflexão para o se dia


Mulheres na bíblia, quem são elas?

São Marias, Martas, Anas, Priscilas, Rutes, Ester. São mães, esposas, irmãs e também fiéis a palavra de deus, embora em diferentes contextos.

As mulheres paulinas, por exemplo, viviam sob domínio romano e sob a cultura grega. O que diferencia as mulheres gregas das romanas? Quase nada, pois ambas viviam submissas aos pais ou aos maridos. A grega vivia trancada em sua casa e a romana ainda podia acompanhar seu marido em algumas solenidades.

A casa compreendia o espaço da mulher, filhos e filhas, escravos e escravas e todos deviam seguir a religião do marido, com o culto aos antepassados. Ao marido cabia a função de: chefe religioso, proprietário e juiz de todos da casa.

A princípio a religião era doméstica, um não cultuava os antepassados do outro, a não ser o caso da mulher que se desligava de sua família para servir a casa do seu marido. Havia também os deuses da cidade, mas cada cidade tinha seu deus e não era permitido cultuar o deus ou deusa de outra cidade. Só com o surgimento do cristianismo que outras nacionalidades passaram a cutuar um mesmo Deus, embora com muitos conflitos.

As mulheres paulinas com exceção conseguiram de certa forma burlar as normas e sobressaírem em sua missão. Paulo citou em suas cartas nome de várias mulheres que o ajudave a edificar a nova religião. Religião a qual estava arrebanhando muitas pessoas: pobres, ricas, escravos, escravas, casados e solteiros. Disse Paulo: "não há mais diferença entre judeus e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos são um em Cristo" (Gl 3, 28). A nossa igreja nasceu então nas casas, local de permanência das mulheres, local da celebração da palavra, de encontro e partilha, local de decisão.

E então, nos perguntamos onde estão as mulheres paulinas e deutero-paulinas? Se por um período elas sobressaíram o que aconteceu que elas foram silenciadas?

Onde estão Priscila, Teca, Trifosa, Trifena, Febe? Onde estão as diaconas, as colaborados, as apostolas citadas por Paulo em Romanos 16?

Se fizermos um retrocesso na história podemos repetir a pergunta de outro modo: quantas mulheres foram silenciadas ao longo dos tempos orquestrados pela má interpretação da citação de Paulo "que as mulheres deveriam ser submissas aos maridos"? (Cl 3, 18; Ef 5, 22)

E não dizemos só silenciadas no sentido de não falar em público, mas de serem assassinadas por aedrejamento ou queimadas na fogueira. O que a igreja institucional fez e continua fazendo com e por suas mulheres?


Sandra Regina Pereira

Cebi - Centro de Estudos Bíblicos - Maringá

terça-feira, 1 de março de 2011

Confraternização

No dia 28 de fevereiro, a equipe regional esteve reunida em Viçosa para comemorar o aniversário de Leidiane, que completou mais um ano de vida no dia 18. A confraternização foi muito deivertida.
Leidy muitas felicidades, tudo de bom para você. E a ti uma pequena mensagem.
Mais um ano se passou...
Tantos sonhos realizados!
E tantos outros ainda adiados...
O importante é que continuaste
firme em teu processo de fortalecimento
interior, de construção da felicidade...
Que nos anos vindouros possas
prosseguir confiante nessa
jornada, compartilhando
alegrias, semeando
a concórdia,
colhendo prosperidade
amor e paz!
Felicidades. Parabéns.