quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atividades regionais

Olá PJoteiros, para que vocês possam seguir as atividades regionais, abaixo estão o nosso calendário para este ano. Fiquem atentos e participem com a gente dessa luta.
19/02 - Nucleação da PJ - Foranias
19/03 - Nucleação da PJ - Foranias
31/03 - Último dia para inscrições do CLARO 3
09/04 - Reunião da Equipe Regional em Ponte Nova
16/04 - Nucleação da PJ - Foranias
14 a 21/04 - Semana da Cidadania - "Juventude, Terra Viva"
21/05 - Nucleação da PJ - Foranias
27 a 29/05 - 1ª etapa CLARO - Forania de Viçosa
11/06 - Reunião da Equipe Regional em Ponte Nova
18/06 - Nucleação da PJ - Foranias
23 a 26/06 - Assembléia Arquidiocesana da PJ
16/07 - Nucleação da PJ - Foranias
13/08 - Reunião da Equipe Regional em Ponte Nova
7 a 14/08 - Semana do Estudante - "Juuventude Negra e Indigena: Comunidades de resistência"
26 a 28/08 - 2ª etapa CLARO - Forania de Abre Campo
08/10 - Reunião da Equipe Regional em Ponte Nova
29/10 - DNJ - "Juventude e Protagonismo Feminino"
18 a 20/11 - 3ª etapa CLARO - Forania de Ponte Nova

Vem aí o CLARO 3!!!!


É sabido que um dos problemas enfrentados pelas lideranças das Pastorais da Juventude é a falta de formação, decorrentede um intenso processo de mudanças de seus membros. Diante disso a coordenação da PJ da Região Mariana Leste definiu que era necessário um projeto que viesse oferecer formação e atualização dos conteúdos necessários para uma caminhada consciente e iluminada pela inspiritualidade libertadora de Jesus Cristo. Desse modo nasceu o CLARO ( Curso para Líderes e Assessores Regionais Organizados), surgindo como uma resposta a essa necessidade.
Depois do sucesso das outras duas fases do CLARO, uma realizada entre setembro de 2005 e janeiro de 2006 e a outra de agosto a dezembro de 2007, a equipe regional está se organizando para mais uma edição desse curso, que se realizará entre maio a novembro deste ano.
O curso conta com três etapas, que serão realizadas cada uma em uma forania. A primeira etapa será realizada na forania de Viçosa entre os dias 27 a 29 de maio, a segunda etapa na forania de Abre Campo entre os dias 26 a 28 de agosto e a ultima etapa na forania de Ponte Nova nos dias 18 a 20 de novembro.
O tema desse Claro já foi escolhido pela coordenação sendo ele "Se é pra ir pra luta eu vou, se é pra tá presente eu tô", a equipe está bem animada com mais essa edição do CLARO, e conta com a presença dos jovens da região.
Serão oferecidas duas vagas para todos os grupos da região, onde existe a presença de um grupo de base na paróquia, ou será oferecida duas vagas por paróquia onde ainda não há existência de grupos de jovens. A taxa de inscrição é 10,00 sendo paga no primeiro dia do curso. As inscrições serão feitas com as coordenações foranicas até o dia 31 de março.
A forania de Ponte Nova deve entrar em contato com Mirele Xavier pelo email mirelexavier@hotmail.com, a forania de Abre Campo deve entrar em contato com Fabrícia Braz pelo email fabricia.braz88@yahoo.com.br e a forania de Viçosa deve entrar em contato com Fernanda Lopes pelo email fernanda_lopes_silva@yahoo.com.br.
É importante ressaltar que é necessário levar a sério esse projeto e participar das três etapas, visto que essas se complementam no processo de formação. O perfil das pessoas que devem partipar das etapas devem ser pessoas que lideram ou tenham o perfil para liderar um grupo de base ou posssa se tornar um assessor, para ajudar no acompanhamento dos grupos.
Mais informações sobre o CLARO seram postadas em breve, aguardem.

Visitas paróquiais começam na forania de Viçosa





A Região Mariana Leste no intuito de conhecer e vivenciar a juventude de toda a região se propos a realizar visitas a todas as paróquias da região. Estas visitas serão feitas pelas equipes foranicas todos os terceiros sábados de todo mês.
A Forania de Viçosa começou neste sábado, 19 de fevereiro, as suas visitas. A equipe foi muito bem acolhida da Paróquia São Miguel em Araponga. O encontro contou com a presença de uns 15 jovens no salão paroquial, podemos conversar um pouco sobre a PJ além de conhecer um pouco como o grupo de jovens lá se organiza. A animação dos jovens presentes chamou a atenção, a visita foi realizada com algumas dinâmicas e com uma roda de conversa.

O interessante que não estava presente apenas os jovens do grupo de lá, mas também alguns jovens que fazem parte da Crisma, o que pode contribuir muito para o encontro. Esses jovens puderam ver como é que é estruturada a Pastoral da Juventude e ter um primeiro contato com a PJ.
A equipe da forania de Viçosa, Gian, Leidiane, Lucilene, Warley e Fernanda agradecem a todos pela acolhida, principalmente ao paróco Claudio que nos acolheu tão bem.

É isso aí, no mês que vem estaremos em mais algumas paróquias, e as foranias de Ponte Nova e Abre Campo também devem começar as suas visitas.